Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Bases de estudo:

ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA – TOMO 1
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA – TOMO 2
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA – PROGRAMA COMPLEMENTAR – TOMO ÚNICO
OBRAS CODIFICADAS POR ALLAN KARDEC E AS SUBSIDIÁRIAS

A necessidade de sistematização do estudo do Espiritismo foi antevista por Allan Kardec, conforme registra o Projeto 1868, inserido em Obras Póstumas:
“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios […] Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas consequências”.

Alguns pensamentos, coletados de diversos autores, podem auxiliar na constatação da importância do estudo:

“O conhecimento real não é construção de alguns dias. É obra do tempo.” (XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã. Ditado pelo Espírito André Luiz)

“Ao Espírito cumpre progredir em ciência e em moral.” (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Questão 192)
Nas questões 780 e 780.a de O Livro dos Espíritos, os autores informam que o progresso moral decorre do progresso intelectual, pois faz “compreensíveis o bem e o mal. O homem, desde então, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos”.

Allan Kardec asseverou em 0 Livro dos Espíritos – Introdução, VIII: “O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá”.

O que é estudar de forma sistematizada?

É construir o conhecimento, partindo de conteúdo mais simples para o mais complexo, com aprofundamento progressivo, de forma planejada, organizada e contínua.

É estudar os temas espíritas, encadeados com lógica, mediante programação previamente elaborada, com sequência, método e coerência.

O que se entende por Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita?
É um programa de estudo metódico, a ser realizado em grupo privativo, fundamentado na Codificação Espírita e em obras complementares reconhecidamente importantes para a compreensão da Doutrina Espírita.

Quais são os objetivos do ESDE?
Proporcionar condições para estudar o Espiritismo de forma séria, regular e contínua, como meio de aperfeiçoamento moral da humanidade, tendo como base o Evangelho de Jesus, as obras codificadas por Allan Kardec e as subsidiárias, como as de Léon Denis, Camille Flammarion, Emmanuel, André Luiz, Manoel Philomeno de Miranda, Joanna de Ângelis, Yvonne do Amaral Pereira, por exemplo.

Possibilitar o conhecimento das orientações básicas que os Espíritos superiores transmitiram ao codificador, tais como: Deus, Espírito, matéria, comunicabilidade dos Espíritos, reencarnação, pluralidade de mundos habitados, o bem e o mal, as leis morais, as penas e recompensas futuras, entre outras.

Diz Kardec, em O livro dos espíritos, na Conclusão, item V: “Por meio do Espiritismo, a humanidade tem que entrar numa nova fase, a do progresso moral, que lhe é consequência inevitável”. André Luiz complementa em Agenda cristã, na psicografia de Chico Xavier: O conhecimento espírita é orientação para a vida essencial e profunda do ser. Claro que a evolução é lei para todas as criaturas, mas o Espiritismo intervém no plano da consciência, ditando normas de comportamento suscetíveis de traçar caminhos retos à ascensão da alma, sem necessidade de aventuras nos labirintos da ilusão que correspondem a curvas aflitivas de sofrimento.

Aguarde, carregando...